BEM VINDOS

DICAS


Dicas e produtos para acelerar o crescimento do cabelo



Veja o que é preciso ser feito no salão e em casa para estimular o crescimento do cabelo





Quem é que não quer que o cabelo cresça rápido para poder se transformar sempre? Para isso, vale lançar mão de alguns truques e produtos que estimulam o crescimento.

No salão

· Peça ao cabeleireiro para massagear seu couro cabeludo. Ele deve fazer movimentos de vai e vem. "Evite os circulares, para não ativar as glândulas sebáceas", alerta Jean Mello, hairstylist e técnico da AK Cosméticos e Vida Fio.

· Hidrate a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Receita caseira

· 1 punhado de alecrim
· 1 col. (sopa) de semente de abóbora sem pele
· 1 xíc. (chá) de água de coco
· 1 col. (sopa) de polpa de açaí
· 1 col. (sopa) de mel
· 1/2 col. (sopa) de óleo de semente de uva

Modo de preparo
Coloque no liquidificador o alecrim, a semente de abóbora, a água de coco e bata bem. Coe e misture o restante dos ingredientes. Lave o cabelo com xampu de jaborandi e passe a mistura. Deixe agir por uma hora. Repita duas vezes por semana.

Dicas quentes

· Corte as pontas para que os fios fiquem mais fortes e com um aspecto melhor.
· Tenha um xampu para o dia a dia e outro neutro, e alterne-os sempre que o cabelo perder a beleza.
· Coma alimentos ricos em proteína (ovos, peixes, carne vermelha, frutas, leite e derivados).

O que usar



1. Creme Protetor Térmico de Resistência à Quebra, Natura Plant
2. Máscara Rejuvenescedora, Kérastase
3. Shampoo Crescimento Fortificado, Seda,
4. Máscara de Tratamento Suport Hair, Kaedo


unhas
1. Acetona ou removedor?

A segunda opção, sempre. "A acetona resseca", explica Márcia.

2. Tirar a cutícula é prejudicial?

Os dermatologistas fazem coro: sim! "Sem essa proteção, ficamos sujeitos a infecções por vírus e bactérias", afirma a dermatologista Márcia Miranda. A manicure Silvana Alves salienta que o correto é empurrar a cutícula e tirar apenas o excesso das laterais. "Isso evita que a pele perto da base da unha levante", avisa.

3. Há uma maneira correta de lixá-las?

Não! O formato é uma escolha pessoal. "Só tenha cuidado para não lixar as laterais. Isso pode enfraquecer e até quebrar as unhas", explica Silvana.

4. Posso polir?

Claro! Mas cuidado, pois, se elas forem muito finas, podem quebrar.

5. Como hidratá-las?

Sempre que passar uma loção no corpo, não esqueça de aplicá-la também nas mãos. Ao comprar um creme específico para unhas, prefira os com ureia, glicerina ou silicone na fórmula, pois são fortalecedores. "Passar óleo de amêndoas duas vezes por semana também ajuda", garante Silvana.

6. Como manter o esmalte por mais tempo?

Basta aplicar uma camada de extrabrilho sobre o esmalte. Se desejar, faça-o mais vezes ao longo da semana. "Outra dica: ao pintar, limpe bem as sobras que ficam na ponta da unha. Assim, é mais difícil descascar", diz Silvana.

7. Faz mal ficar muito tempo sem tirar o esmalte?

"O ideal é deixar as unhas respirarem ao menos um dia por por semana. Caso contrário, ficarão quebradiças", diz Márcia.

8. Como higienizar os aparelhos que uso em casa?

Limpe-os com um paninho e álcool 70º. Isso é suficiente!

9. Posso levar meu próprio material para o salão?

Ser prevenida nunca é demais. Afinal, nem sempre é possível ter certeza de que o salão higieniza todos os aparelhos adequadamente. "Até mesmo a lixa deve ser nova", adverte Márcia.

10. Manchas brancas indicam algum problema?

Em muitos casos, sim. Pode ser micose, carência de vitaminas, reação a algum produto químico... Mas só procurando um médico para fazer o diagnóstico adequadamente.

11. O que fazer para a unha não encravar?

Jamais corte os cantinhos, ou seja, deixe-a com um formato triangular. "Apará-la demais é outro erro muito comum", diz a especialista Márcia, que aconselha: o ideal é que fique um pouco mais comprida, de modo que ultrapasse a pele das laterais, onde a tendência é encravar.

12. Dá para fazê-las crescer ainda mais?

Dá! "É possível tomar ou aplicar fortalecedores manipulados com queratina, zinco, aminoácidos e complexos vitamínicos capazes de fortalecer não apenas as unhas, como também os cabelos", explica Silvana. Para tanto, é preciso consultar um especialista para avaliar seu caso.
#ficadica

Matérias :: Dicas para hidratar o cabelo em casaDicas para hidratar o cabelo em casaSeus fios estão danificados e você acaba de investir em uma super máscara de HIDRATAÇÃO capilar? Ótimo, o próximo passo para garantir cabelos saudáveis é saber como aplicar corretamente o produto. Segundo o Expert Marco Antonio de Biaggi, a melhor maneira de hidratar  os fios em casa ainda é usando uma boa  touca a vapor.
"Você encontra boas opções em qualquer farmácia, elas são realmente úteis na hora de cuidar dos cabelos", conta o cabeleireiro . Depois de lavar com xampu e retirar o excesso da água com uma toalha, aplique o creme e deixe agir por, no mínimo, 15 minutos no vapor. 

"Outra dica de ouro é separar as mechas em duas partes, uma próxima à nuca e o restante no topo da cabeça. Assim, o produto fica bem distribuído e não acumula nos fios", entrega ele. Se a ideia é incrementar ainda mais, misture algumas gotas de óleo de argan na máscara antes de aplicar nos cabelos, ou aposte na técnica que Marco Antonio chama de "Hot Oi": esquente um pouco de óleo, que pode também pode ser de argano  e aplique nos fios limpos. Depois de uma hora, lave novamente com o xampu. 

"O óleo de coco extra virgem e o óleo de quinau  que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, estão muito em alta também", explica ele. Para usar nos cabelos, aplique três gotas e enxágue  depois de trinta minutos.

Look com proteção solarEvitar ficar exposto ao sol durante os horários mais críticos de incidência de raios ultravioleta, dar preferência à sombra e usar protetor solar são indicações de todos os especialistas para evitar problemas como câncer de pele. Além das dicas, agora os médicos prescrevem outro tipo de cuidado aliado aos anteriores: roupas  com proteção solar.

Atualmente existem no mercado empresas que produzem vestimentas protetoras, como saídas de  praia, camisetas, vestidos, shorts e luvas, além de chapéus e bonés. “Os fios de tecido são impregnados com dióxido de titânio, mesma substância responsável pelo bloqueio solar nos cremes para pele. Depois esse fio, que geralmente é a poliamida, é enviado para tecelagem e se transforma nas peças. Elas passam por rigorosos testes e podem chegar a bloquear até 98% dos raios UVA e UVB”, explica o dermatologista Marcus Maia, coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os produtos são confeccionados com design que busca cobrir a maior parte da pele, mas sem esquecer a beleza. “A cada coleção nos preocupamos com o que está em alta e que pode ser aproveitado da moda, adaptando algumas peças para que tenham mais manga, ou um decote menor, para proteger a maior área possível do corpo. Não existem muitas opções de tecido no mercado, por isso as roupas acabam saindo mais caras do que as convencionais. Mas são peças essenciais para a saúde da pele, além de serem leves, não esquentarem e nas quais trabalhamos com bordados e estampas”, detalha Juliana Melo, gerente de produto e estilo da Sun Cover, uma das empresas que produzem roupas com proteção solar.

Com a aproximação do verão, a variedade de opções aumenta e é chegada a hora de pensar em se proteger. Valem lembrar que tomar sol é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do corpo, já que é fonte de vitamina D, responsável por melhorar a absorção de cálcio, fortalecendo os ossos. Porém, o sol também pode ser muito perigoso se não for aproveitado da maneira certa. “Sair sempre de casa com protetor solar, evitando ficar exposta das 9 às 15 horas e usando as roupas protetoras é garantia de saúde para a pele”, reforça o dermatologista...






.Aveia
Na hora do regime, sua primeira providência é fechar a boca mesmo morrendo de fome? Saiba que passar vontade é uma das piores inimigas da dieta. A melhor solução é, sim, comer menos, mas com alimentos saudáveis e sem sofrer por isso. Uma das maiores aliadas nessa hora é a aveia, que, entre outros beneficios, promove sensação de saciedade.

Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correta.

“Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres  de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre)”, orienta a nutricionista Vivian Goldberger, ao explicar que é possível acrescentar aveia em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas. 

A  especialista  ajuda a entender os tipos de aveia:

Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. 

Farelo  esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos. 

Farinha obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.





Limpeza de pele
“A importância da limpeza de pele não se resume apenas à remoção de cravos e espinhas. Ela elimina a sujeira, controla o excesso de oleosidade, afina o extrato córneo, proporciona maior permeabilidade cutânea e retira o acúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidrataçao e, consequentemente, previne o envelhecimento, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa”. Essa é a definição da limpeza de pele para o dermatologista adulto e infantil e pediatra Fernando Passos de Freitas.

O ideal, de acordo com a Dra. Miriam Sabino de Oliveira, dermatologista, é que a limpeza de pele seja feita em uma periodicidade semanal, porém ela diz que se for feita de 15 em 15 dias ajuda bastante. O Dr. Fernando diz que depende de cada caso e indica as sessões mensais. Há mulheres que não devem fazer a limpeza de pele. “Quando a acne é muito inflamatória ela não deve ser manipulada. Gestantes também precisam tomar cuidado, ainda mais com os tipos de produtos que serão utilizados”, diz a Dra. Miriam.

Os cuidados diários também ajudam a manter a pele saudável e bonita. O Dr. Fernando alerta que os produtos de uso diário precisam ser indicados por um especialista. “Eles variam de acordo com o tipo de pele da pessoa em relação à oleosidade e ao fototipo (coloração)”, diz. Porém os mais básicos são citados pela Dra. Miriam. Ela indica usar “um sabonete específico para o tipo de pele, protetor solar com fator 30, adstringente se a pele for muito oleosa ou  hidratante se a pele for seca, além de maquiagem hipoalergênica e oil free para não obstruir os poros”.

Saiba se você está prejudicando a sua pele
A Dra. Miriam e o Dr. Fernando alertam sobre alguns hábitos das mulheres que comprometem a saúde de sua pele, como dormir de maquiagem  não utilizar o protetor solar; lavar muitas vezes a pele durante o dia, o que estimula o aumento da oleosidade; utilizar maquiagem inadequada ao tipo de pele; usar cosméticos sem devida indicação; passar creme sem enxágue próximo à raiz dos cabelos, pois com o suor ele pode escorrer no rosto propiciando a acne”, diz a Dra. Miriam.

De acordo com Miriam, “ficar espremendo cravos no vapor do banheiro só irá facilitar a sua inflamação e escoriações na pele. O ideal é não fazer a limpeza sozinha”. Já o Dr. Fernando diz que sim, a mulher pode eliminar os cravos e espinhas em casa, mas precisa fazer da maneira correta. Abaixo, veja o passo a passo recomendado pelo Dr. Fernando.

Como fazer a limpeza de pele em casa
- Corte as unhas das mãos para evitar danos;
- Coloque água para ferver; 
- Separe uma bacia funda e uma toalha; 
- Prenda os cabelos e coloque uma touca; 
- Lave bem o rosto na pia com um sabonete para o rosto;
- Despeje a água quente na bacia e coloque um pouco de camomila e eucalipto; 
- Coloque o rosto em contato com o vapor da água por uns 10 minutos, cobrindo a cabeça com uma toalha. O vapor irá abrir os poros e facilitar a extração dos cravos; 
- Pegue uma luva ou cubra os dedos com gaze e comece a extrair os cravos, espremendo-os;
- Após terminar, passe uma loção adstringente e um creme adequado ao seu tipo de pele.

Após a limpeza de pele também é preciso dar continuidade aos cuidados básicos e extras. A dermatologista indica, além de usar produtos específicos para cada tipo de pele, não se esquecer do protetor solar. O Dr. Fernando ainda diz que não se deve usar os ácidos mais agressivos, pois eles podem causar danos não existentes antes.

Para as que têm muita acne, o Dr. Fernando recomenda procurar um especialista para, primeiramente, atenuar o grau de acometimento e, posteriormente, partir para limpezas no período necessário. A receita que o Dr. Fernando recomenda para manter a pele lisinha como de boneca é “fazer limpezas de pele mensais com profissionais, manter a higienização correta e diaria, além de intensas proteção e hidratação adequadas para cada tipo de pele”.







0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About